quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Construção de residência com o uso de alvenaria estrutural aparente.



Em um terreno considerado “ruim”, ou seja onde o lençol freático encontrasse muito próximo ao nível da rua, utiliza-se como fundação adequada a tipo RADIER, que nada mais é que uma grande laje que suporta o peso distribuindo por toda sua dimensão e funciona como um barco para o movimento de terra.


Como o lençol é muito alto, quando a maré oscila o lençol oscila também e pode dar movimentação no terreno, utilizando o sistema radier acontece que a casa fica como um bloco único, movimentando-se sem trincas nem rachadura, pois o terreno pode movimentar-se em apenas um ponto, se fosse fundação isolada haveria a “quebra” da construção, aparecendo trincas bem significativas.



A desvantagem do uso do Radier é que por ser um monobloco ele movimenta total, o que se pode encontrar às vezes a casa inclinada alguns centímetros. Dependendo do peso da construção a altura desse “lajão” torna a fundação mas cara. E o mais importante: todas as instalações hidros sanitárias devem ser feitas previamente, ou seja, tudo que passa no solo fica no radier. A vantagem que a construção se torna ais rápida, porem deve ser bem planejada em detalhes antes, pois não aceita modificações. Para a impermeabilização do concreto utilizou-se vedacit na proporção de 1,5 litros por m³.




Na preparação do terreno e caixaria optou-se por utilizar um leito de brita e posteriormente uma lona para ajudar na impermeabilização da fundação, ajudando a proteger caso a umidade suba. 





Após a concretagem, pode-se iniciar no dia seguinte a marcação da alvenaria.




No caso de uma alvenaria estrutural, o bloco é a estrutura e ele apresenta diversas funções: bloco inteiro, bloco d meio, bloco de amarração, canaleta jota etc. Para os cantos deve-se usar o bloco de amarração de maneira alternada.



Para vergas e contra-vergas é usada a canaleta, com o uso de ferro e concreto, nas laterais de janelas e portas sobe junto com o bloco uma ferragem de amarração também concretada no bloco.


 Cada canto e cruzamento de paredes também vão ferragens funcionando como pilar. No cintamento para receber a laje é utilizada a canaleta jota.




No caso desta obra optou-se por utilizar estes blocos que não são específicos para alvenaria aparente, mas o intuito do projeto é dar o ar rústico a construção, se beneficiando das imperfeições do material. As medidas não são regulares, o que dificulta a perfeita execução de alinhamento e prumo.





Neste sistema toda a tubulação de elétrica e agua deve passar por dentro dos blocos, junto com a alvenaria, o que de certa maneira dá trabalho e o rendimento diminui (produção de mão de obra), mas ao mesmo tempo a elétrica e água já ficam prontos.